quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Circuito Nacional de Equipas Emergentes

Visita do Presidente da Federação Portuguesa de Rugby



Dário Marreiros - Director Seniores IPT Rugby, Eng. Carlos Amado - Presidente FPR, Francisco Madureira - Responsavel IPT Rugby

Circuito Nacional de Equipas Emergentes

Rugby foi desporto “REI”, por um dia em Tomar



Foi uma bonita festa do Rugby no passado dia 14 de Janeiro de 2012 no Municipal de Tomar, o Instituto Politécnico de Tomar - Rugby, recebeu a IV Jornada do Circuito Nacional de Equipas Emergentes 2011 - 2012. Foi uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Rugby, do Comité Regional de Rugby do Centro e do Instituto Politécnico de Tomar – Rugby, sendo de registar a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Rugby, Eng. Carlos Amado e do Director Técnico Regional, Professor Rui Carvoeira entre outros. Inscreveram-se para esta jornada 14 equipas do Algarve á Guarda, tendo vindo a Tomar um total de 181 atletas, que realizaram entre si 24 jogos de rugby na variante de VII. Efectivamente para os amantes da modalidade foi uma tarde com um colorido diferente pois no Municipal e Tomar “respirou-se” das 12h30 até às 20h00, unicamente Rugby, terão passado pelo recinto de jogo cerca de quatro centenas de pessoas o que mostra que o Rugby em Tomar, é um desporto que já começa a ter alguma implementação e que num futuro próximo pode ser mais uma opção para os jovens de Tomar. Relativamente ao Torneio em si o mesmo foi muito disputado, todas as equipas queriam o primeiro Lugar, assistiram-se a momentos de rugby bastante interessantes, mas só uma equipa podia ganhar, e após uma final muito disputada entre o Rugby Clube de Oeiras e o Abrantes Rugby Clube (A), a vitória caiu para a equipa de Oeiras, que diga-se em abono da justiça foi a equipa mais regular do Torneio. O vencedor como já foi referido foi o Rugby Clube de Oeiras, em 2º lugar ficou a equipa do Abrantes Rugby Clube (A), em 3º lugar a equipa da Universidade do Algarve, em 4º lugar a equipa do Clube de Rugby de Évora e em 5º lugar a equipa do Instituto Politécnico de Tomar – Rugby (A).

Abrantes Rugby Clube - A


Abrantes Rugby Clube - B


CRE - Clube de Rugby de Évora


DARK Horses


Ensiguarda


Ginásio Clube de Sines


Naval 1º de Maio A e B


Instituto Politécnico de Tomar-Rugby - A


Instituto Politécnico de Tomar-Rugby - B


Fotos dos jogos










Agradecimentos

O Instituto Politécnico de Tomar – Rugby, agradece reconhecidamente às seguintes entidades e empresas todo o apoio para a realização em Tomar, da IV Jornada do Circuito Nacional de Equipas Emergentes, Federação Portuguesa de Rugby, Comité Regional de Rugby do Centro, Câmara Municipal de Tomar, Instituto Politécnico de Tomar, Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Tomar, Bombeiros Municipais de Tomar, Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Tomar, Canal 7, Casa Agrícola António Jorge, Café Primavera, Segorbe Ferreira e Mesquita Lda, Isabel Moreira Pires, Visualarte, Lda., Jornal o Templário, Rádio Cidade de Tomar, Jornal Cidade de Tomar e Escola de Futebol de Tomar Por fim um agradecimento a todos os amigos do Rugby em Tomar que colaboraram de uma forma empenhada e anónima nesta organização.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

IP TOMAR- Rugby, recebe uma Jornada já este Sábado

Circuito Nacional de Equipas Emergentes
IV Jornada - 14-1-2012

14 EQUIPAS INSCRITAS

Federação Académica de Coimbra
RC Oeiras
Universidade do Algarve
Clube de Rugby de Évora – CRÉ
Ginásio Clube de Sines
Ensiguarda
Naval 1º de Maio (2 equipas)
Dark Horses (2 equipas)
Rugby Clube de Abrantes (2 equipas)
Instituto Politécnico de Tomar – Rugby (2 equipas)

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Circuito Nacional de Equipas Emergentes


IP TOMAR- Rugby, recebe uma Jornada já este Sábado

Através da Federação Portuguesa de Rugby e do Comité Regional de Rugby do Centro, está a decorrer esta época o Circuito Nacional de Equipas Emergentes, 2011- 2012, é uma prova oficial e que terá 5 jornadas, candidatou-se o Instituto Politécnico de Tomar – Rugby á organização de uma jornada. Essa pretensão foi aceite tendo sido marcada a jornada para Tomar dia 14 de Janeiro de 2012. É uma organização que exige algum trabalho e responsabilidade pois virão a Tomar jogar Rugby entre 120 e 150 atletas de equipas de todo o território nacional. De referir que o Instituto Politécnico de Tomar – Rugby, tem este ano além de uma equipa a disputar o Campeonato Nacional da Segunda Divisão, uma outra a disputar este circuito, indo igualmente jogar nesta jornada em casa, espera-se por isso uma boa afluência este sábado ao Municipal de Tomar, onde durante toda a tarde poderão os amantes da modalidade ver vários jogos na vertente de VII, e apoiar a Equipa do IP Tomar – Rugby.

Campeonato Nacional da Segunda Divisão - Seniores

Grupo Centro
8ª Jornada
AAU Aveiro 25 – IP Tomar – Rugby 7

Aveiro “vingou” e bem derrota em Tomar

Mau jogo dos Tomarenses, com uma equipa que não é superior ao IP Tomar – Rugby, só que a diferença é que neste jogo os homens de Aveiro quiseram ganhar e diga-se justamente, ganharam bem com os de Tomar a ver jogar. Claramente era um jogo que o IP Tomar – Rugby deveria ganhar mais ainda depois da derrota que impôs ao Aveiro á cerca de duas semanas por uns esclarecedores 43 – 13, tudo fazia prever que com menor ou maior dificuldade os Tomarenses trariam de Aveiro mais uma vitória, só que da teoria á realidade vai alguma diferença, é verdade que os de Aveiro não são superiores ao IP Tomar – Rugby, mas no jogo foi diferente pois os de Aveiro quiseram ganhar e os de Tomar não, ou quando quiseram já era tarde. Relativamente ao que se passou em campo, o mesmo espelhou algum equilíbrio e o resultado espelha isso para os da casa 3 ensaios, 2 transformações, 1 penalidade e um drop, para os visitantes 1 ensaio e uma transformação, pouco para quem deveria ter ganho o jogo. A supremacia nunca foi muita mas o Aveiro teve por um lado o factor casa que pesa sempre, a hora de jogo não foi a melhor 12h00, mas mesmo assim não justifica o resultado na sua totalidade pois o IP Tomar – Rugby podia e devia ter feito mais, ao intervalo o resultado era de 10 – 0, nada que não se conseguisse inverter e com o decorrer do jogo o Aveiro foi marcando até aos 25 -0, daqui para a frente ainda tentaram os Tomarenses inverter o rumo do jogo mas já era tarde, marcaram um ensaio colocando o resultado num justo 25 – 7. Agora vem a segunda fase do Campeonato, á partida o IP Tomar – Rugby vai jogar a norte, Lousada, Braga, Lousã B, Aveiro, UTAD, CRAV B, são algumas das hipóteses. Espera-se que a segunda volta seja a da “revolta”, pois se noutros jogos a sorte não acompanhou os Tomarenses, neste jogo foram os Tomarenses que não procuraram a sorte.