quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

AA Tomar x RC Lousada

2ª Fase do Campeonato Nacional 2ª Divisão

Grupo Norte/Centro
Associação Académica de Tomar
Clube de Rugby de Famalicão
Lousada Rugby Clube
Rugby Clube de Santarém
Guimarães – RUFC

Foram estas as equipas que calharam á Associação Académica de Tomar, na segunda fase do campeonato, que arranca já no dia 31 de Janeiro de 2009, ás 15h00 em Tomar, com a equipa do Lousada Rugby Clube.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

I Encontro de Rugby do CRIO/AAT






Decorreu no passado dia 14 de Janeiro, no Campo de jogos do Atlético Ouriense, o I Encontro de Rugby do CRIO/AAT integrado no calendário da Associação de Desporto Especial de Santarém, onde participaram cerca de 100 pessoas entre atletas e acompanhantes. Foi a primeira vez que tal modalidade foi apresentada a este tipo de população. Uma organização conjunta do Centro de Recuperação Infantil Ouriense e da equipa de Rugby da Associação Académica de Thomar, do Instituto Politécnico da mesma cidade. Participaram instituições de apoio à pessoa com deficiência do Distrito de Santarém (CRIF, CRIT, APPACDM DE SANTAREM, CRIAL, e CRIO), e do Distrito de Leiria (CERCICAPER e CERCIPOM), ainda com a Escola Profissional de Ourém que se associou ao evento. Esta actividade não teria sido possível sem a colaboração da Associação Académica de Thomar (AAT).
O dia começou cerca das 10h com a recepção aos participantes, logo de seguida os membros da AAT tomaram as rédeas da actividade explicando pequenas regras da modalidade e integrando os diversos utentes em actividades lúdicas de modo à mais fácil assimilação da mesma. Apesar das dificuldades normais neste tipo de população a entrega e alegria que colocaram em cada exercício suplantou o desconhecimento desta prática. Foi bonito ver os diversos participantes e os membros da AAT a interagir e colaborar entre eles, podemos dizer que foi uma experiência importante para estes utentes mas não menos importante para a AAT, também eles aprenderam muito sobre as dificuldades que por vezes a vida nos coloca e a necessidade de as suplantar.
Nos terminus da actividade descobrimos alguns talentos que se juntaram num pequeno jogo de exibição da AAT.
Este convívio teve o seu fim no refeitório da Escola Profissional de Ourém com um almoço convívio com o apoio dessa escola e da empresa de serviços hoteleiros Gertal. Nesta fase de agradecimentos aproveitamos para agradecer ao Atlético Ouriense e à Verourém pela cedência do estádio; à Câmara Municipal de Ourém e Bindopor pela oferta de lembranças para os participantes; neste capítulo também tivemos ofertas de duas empresas de Tomar: a Segorbe Ferreira e Mesquita e a Jorge & Silva Lda. Para terminar ao Intermarché de Ourém pela ofertas de lanches a todos os participantes.
Deixamos para o fim o especial agradecimento à Equipa de Rugby da AAT que, num dia de semana, vieram a Ourém proporcionar um dia diferente a todos quantos participaram, sem eles esta actividade não seria possível, esperemos que para o ano se repita com ainda mais afluência. A todos os que enumeramos, em nome do CRIO e seus utentes, o nosso muito obrigado e até à próxima.

Ricardo Lopes - O Técnico Superior de Educação
Especial e Reabilitação do CRIO

domingo, 4 de janeiro de 2009